14 outubro 2020

Discordo frontalmente...

... da obrigatoriedade do uso da aplicação StayAway COVID, da obrigatoriedade do uso de máscaras na via pública, e da hipótese de um novo confinamento.


É óbvio que estamos no meio de um aumento do número de casos positivos para SARS-Cov-2, o que não é o mesmo de um aumento de casos de COVID-19. É claro que teremos todos que reforçar a nossa responsabilidade pessoal de prevenção e cuidado, com distanciamento social, higienização das mãos, etiqueta respiratória, para reduzir ao máximo o número de contágios.


Mas não podemos continuar a condenar a sociedade a uma crise sanitária gravíssima no que diz respeito a todas as outras patologias não COVID-19, à continuação de uma crise económica gravíssima de cujas consequências ainda não nos apercebemos bem, a um desmantelamento das redes sociais e familiares que são a essência da vivência dos seres humanos.


Não é possível manter as comunidades transidas de medo, procurando afincadamente notícias de alarme. A letalidade da COVID-19 está a descer (hoje é de 2,32), mesmo com o aumento dos casos positivos; o período de quarentena pode ser reduzido de 14 para 10 dias (caso os sintomas não existam ou sejam ligeiros); embora esteja a aumentar, e são precisos planos de contingência, o número de internamentos (principalmente em UCI) mantém-se controlado.


Espero que o Parlamento tenha calma e bom senso. É tudo o que se pede. Calma e bom senso.

56 comentários:

  1. Anónimo21:56

    "(...) distanciamento social (...)" - distanciamento físico!

    João Moreira

    ResponderEliminar
  2. Concordo..há as outras doenças que Tb estão a matar e a ficarem esquecidas por causa do covid dezanove.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:52

    Para os fanáticos das máscaras:

    The Federalist, 2020/10/12 "CDC Study Finds Overwhelming Majority Of People Getting Coronavirus Wore Masks"
    https://thefederalist.com/2020/10/12/cdc-study-finds-overwhelming-majority-of-people-getting-coronavirus-wore-masks/

    ... e o relatório do CDC está aqui:
    https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/pdfs/mm6936a5-H.pdf

    Uns dizem que significa uma coisa, outros dizem que outra coisa, o certo é que o relatório É do CDC e - existe para quem queira interpretar.

    E existem multiplas outras referências.

    Quanto à imposição de uma tiranocracia venezuelana em Portugal, nem é bom falar. Até na Coreia do Sul o Kim-Jong-Un deve estar a aplaudir o Stayaway COVID.

    Se bem que compreendo que um país tão endividado como o nosso, quando Alemanha, França e Espanha que garantem o nosso apoio pelo BCE nos dizem para calar e seguir adiante... Portugal está refém da servidão da dívida.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:13

    Basta ler e ver a maioria da imprensa americana para se perceber que o CDC está refém do pseudo-evangelista Trump e suas milícias armadas. Quem viu o CDC e que o vê...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:13

    E quem não tem dinheiro para um telemóvel,que seja compativel,com a aplicação,STAYAWAY, vai ser multado?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:16

    Porque é que convenientemente se evita falar na Suécia ?
    Os suecos já devem ter morrido todos, afinal, não adoptaram estas práticas...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo10:49

    Fox News: CDC Admits "At No Time Has CDC Guidance Suggested that Masks Were Intended to Protect the Wearers"
    https://www.youtube.com/watch?v=2-hbnUVwPSo&feature=youtu.be

    "O rei vai nu" a narrativa apocalíptica está tão esburacada que é totalmente desmantelável desde o inicio recorrendo apenas a documentos oficiais.

    Vivemos a época do NewSpeak de Orwell em que o artificio da linguagem prova ao mesmo tempo qualquer coisa, e o seu contraditório.

    ResponderEliminar
  8. simplesmente...11:07

    Calma, bom senso . sem dúvida.

    Civismo também.

    Serenidade igualmente.

    Fraternidade acima de tudo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. André11:12

    Não, não vai ser multado. Se o telemóvel não tem capacidade (como o meu), simplesmente não instala a aplicação. É o que está previsto na lei enviada ao Parlamento. Podemos não concordar com a lei (e não concordo), mas também não arranjemos problemas onde eles não existem.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:24

    Coreia do Norte ...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:25

    Não me agrada a imposição que se está a preparar, no entanto, infelizmente, não vejo outra forma de controlar a pandemia dentro da capacidade de resposta existente evitando chegar a um confinamento.

    Já se percebeu que não se pode confiar no civismo e bom sendo de uma parte da população, a qual só de forma coerciva toma as devidas precauções.

    Quanto ás estatísticas, as mesmas só funcionam para quem não faz parte delas, e tratando-se de vidas, só tenho de dizer: venha a imposição.

    Não tenho dúvidas que a imposição vai ser desrespeitada o que só virá provar a necessidade da mesma, porque quem age com bem senso nem a notará.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:38

    O problema é que não se estão a respeitar as regras básicas, tão simples quanto isto. Basta passar perto de um qualquer café com esplanada e é fácil encontrar grupos sem mascara e sem qualquer distanciamento. Quando esses grupos são de jovens ainda pior, podem ser dezenas e literalmente estão-se nas tintas para qualquer regra de distanciamento. Entre ignorância e estupidez de alguns, o preço está a ser pago por todos, se bem que uns pagarão mais caro que outros caso a vida seja posta em risco. Acenar com os direitos individuais, fica sempre bem em qualquer discurso, o problema é que a situação que se vive não se controla sem que alguns direitos (individuais e colectivos) sejam limitados. Enquanto imperar o egoísmo e a mesquinhez de cada um, os números não vão melhorar e o culpado será sempre o próximo, de preferência um governante, que também fica sempre bem no discurso.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:38

    Eheh obrigado pela correcção, tem toda a razão!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:51

    Estas concentrações inspiram-me sentimentos contraditórios.
    No meu entendimento são fenómenos pontuais e localizados e sem dúvida propiciam a disseminação.
    Por outro lado também se pode argumentar que não é mais do que institivamente promover a imunidade de grupo, que pelas leis da Natureza é o que tem efectivamente protegido a espécie humana através das sucessivas mutações da gripe que certamente anda por cá ao mesmo tempo que nós, (ou mais ?), e é a nossa defesa natural - e ainda cá estamos.
    Algures no meio, habita a virtude ?

    ResponderEliminar
  15. Carlos Conde12:20

    Adoro o meu telemóvel sénior, só detetado por triangulação. Será que o Costa me vai dar um smartphone, para poder ser geoposicionado eu não quero, para além do Costa existem pessoas e entidades em quem eu não confio.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo12:42

    Tudo isto é inacreditável...
    Falam aqui da imunidade de grupo mas ainda não está sequer provado que isso possa acontecer!
    Falam da Suécia como bom exemplo mas o elevado número de mortos, num país com uma área territorial 6x maior que o nosso, com o número igual de habitantes que o nosso e com uma densidade populacional menor que a do Alentejo demonstra que foi um péssimo exemplo. O modelo Sueco aplicado no nosso país teria sido uma catástrofe! Se querem bons exemplos, sigam os do Japão, da Coreia do Sul e de Taiwan.
    E por favor, não usem o argumento da baixa taxa da letalidade que o que conta aqui é a taxa de transmissibilidade (contágio) que é elevadíssima, e neste momento não podemos dar ao luxo de ter profissionais de saúde, agentes sociais como polícias, bombeiros, recolha de resíduos, e agricultores em quarentena. Se a taxa de transmissibilidade ficar elevada (como começa a acontecer na Europa) a taxa da letalidade cresce e o número de mortos multiplicar-se-á. E esses mortos são maioritariamente idosos e doentes de outras patologias mas quem não conhece alguém próximo nesta situação?
    Não esqueçamos doutras doenças, sim, mas não subestimem esta! Parem de dizer que é uma gripe! O vírus não é um H1 e é diferente. Ao contrário da imunidade de grupo que ainda não está provado, a Covid-19 danifica vários órgãos para além dos do sistema respiratório e que irão prejudicar para o resto da vida destes infectados, mesmo nos casos com sintomas leves.
    E porquê tanta repressão ao medo? É humano e natural termos medo com o que está acontecer. Se reprimirmos o medo, convencemos a nós próprios a negar a seriedade da situação que é muito grave. Todo este negacionismo e desvalorização (logo o descuido das pessoas) é resultado da repressão ao próprio medo, o que não é saudável. É preciso sim, que cada um de nós controle o medo, porque incontrolado, causa pânico e agressividade que é definitivamente o que não precisamos neste momento.
    Quanto às medidas a tomar não estou a favor da obrigatoriedade da instalação da aplicação Stayaway Covid, nem de um novo confinamento. Mais do que a obrigatoriedade do uso de máscara, seria mais eficaz a sensibilização ao bom uso desta pois é o que temos mais próximo a uma vacina. Sou a favor que tenhamos em casa um kit e um plano para estarmos preparados caso haja um caso na minha residência, para evitar o máximo possível o contágio dentro do domicílio.
    Saúde para todos e acima de tudo, cuidado!

    ResponderEliminar
  17. Joao Almeida12:48

    Caros leitores. Concordo com o uso da mascara. Alias sò nao a usamos desde o inicio da pandemia, porque nao havia em numero suficiente; por isso no inicio sô aconselhada aos profissionais de saude e quem jà estivesse contagiado!
    Quanto a obrigatoriedade da aplicacao, NAO CONCORDO! Nunca devemos renunciar a protecao dos nossos dados pessoais. Jâ basta a falta de privacidade que temos, pois sabemos bem que temos a vida quase toda controlada por algoritmos!E o fundamental na pandemia, è uma estrategia de testes e de cura.Com o dinheiro da aplicacao, invistam na investigacao de vacinas e na prevencao de doencas.E sejamos todos responsaveis com os cuidados basicos de higiene, para evitar contagios.

    ResponderEliminar
  18. António José Sousa Fonseca13:56

    Todo o sociali8sta é um fascista em potência.
    Não esquecer que foram os socialistas da altura (os republicanos) que nos legaram Salazar.

    ResponderEliminar
  19. Não, vai receber um telemóvel novo, claro! (Just kidding!)

    ResponderEliminar
  20. Anónimo14:35

    o Stayway é Inconstitucional ser obrigatorio acima de tudo por duas questões:

    1) O estado vai dar Smartphones a todos os portugueses?
    2) O estado vai dar curso de como usar as APP a todos os cidadãos?

    Estes politicos são apenas e só isso mesmo...politicos e atenção não estou a olhar a prtidos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. 1ª PARTE DO COMENTÁRIO

    Um desgoverno em modo de pânico, só pode trazer medidas absurdas, como o uso da máscara na rua, em casos aonde o distanciamento físico não seja possível, e também o uso obrigatótio da aplicação da treta, porque foi mal feita desde o início, e portanto, pobre povo a estar assim desgovernado!

    Quanto ao uso da máscara, alguém me pode dizer quais são as ruas deste país, aonde não é possível haver distanciamento físico, nestes tempos de pandemia?
    E pior do que isso, o governo vai-nos entregar de borla as ditas máscaras?
    O uso obrigatório da máscara ao ar livre, faz cair por terra tudo o que nos disseram acerca desta porcaria de virus, vindo da terra dos amarelos de olhos em bico (já é o 2º, em 2003, saiu também de lá o 1º, o SARS-CoV, dando origem à SARS), evidentemente que estou de acordo com o uso da mesma em espaços fechados ou aonde o ar não circule, mas na rua, e sem ninguém por perto, não tem qualquer sentido, e embora saiba que a nova lei defenda só o uso em espaços ao ar livre, aonde o distanciamento social não possa ser feito (ridículo, dado ninguém andar nestas alturas às cavalitas de ninguém), basta ver o que a Ordem dos Médicos defendia no Verão, acerca desse uso ser obrigatório, pelo que e assim, alguém nos está a enganar, alguém não nos está a dizer toda a verdade acerca deste vírus, e o ideal seria começarem a dizer toda a verdade, porque acções contraditórias, geram sempre acções na mesma medida!
    E termino só a questão das máscaras, com o seguinte exemplo real de Macau: as máscaras eram vendidas nas fármacias, custando 10 cerca de 0,80€, e cada pessoa tinha que se identificar, de forma a não haver ruptura de stock ou açambarcamento, como infelizmente aconteceu cá com o papel higiénico, se alguém já tivesse comprado noutra farmácia a 3 Km da que aonde a pessoa estava, eles mandavam-no para o tal sítio, cá, o desgoverno está disposto a oferecer as máscaras?
    Não está, como é natural, e obrigação à custa dos parcos rendimentos das pessoas, NÃO OBRIGADO, qualquer governo tem que ajudar a população a atningir um certo fim, e não com as suas acções de não ajuda, levar depois com oposição por parte dessa mesma população, que tem toda a razão para isso ser feito!
    A pandemia COVID-19, não pode ser meio de negócio só para uma minoria, estamos todos nisto, e como tal, os lucros não podem existir, está bem visto que tal, não se justifica!

    ResponderEliminar
  22. 2ª PARTE DO COMENTÁRIO

    Falemos agora da APP da treta, que foi mal feita desde o início, e que este desgoverno em pânico quer tornar obrigatória.
    Foram gastos 400 mil €, um balúrdio, roçando mesmo 1 roubo, para a criação da mesma, mas não me importava se gastassem 10x mais, se isso fosse eficaz, mas até ao momento, não está a ser e não é, porque para ela funcionar, têm que ser cumpridos vários factores fundamentais, e que são os seguintes:

    - Todas as pessoas têm que ter 1 smartphone Android e iOS. Eu, infelizmente, não tenho, e só espero que o desgoverno compre telemóveis para todos! No país dos amarelos com olhos em bico, são vendidos ao preço da uva mijona, mas cá, infelizmente, já não é assim, pelo que, espero que o OE de 2021, tenha lá 1 parcela para contemplar esse gasto!
    - Todas as pessoas têm que ter internet, para fazer o download, e fazer a correspondência com os códigos das pessoas infectadas, que estão num servidor na Casa da Moeda. Internet à borla, será mais 1 parcela que o OE de 2021 irá ter, para que todos tenhamos esse serviço grátis, só pode!
    - A introdução do código a indicar que 1 pessoa está infectada é opcional, e não obrigatório, e tem que ser o próprio infectado a fazer isso. Vê-se aqui o quanto ineficaz esta aplicação de luxo, dado o seu preço, é, e os números falam por sim, fizeram o download (não significa que as pessoas estejam a usar, já li que muita gente já desinstalou), cerca de 1,26 milhões, mas só 107 pessoas é que introduziram o código na APP de estarem infectados, além de ainda por cima, esse código ter que ser dado por 1 médico! Se o caso não fosse grave, era a anedota mais ridícula de todas! E convinha sabermos o número de alertas que esta APP já deu, tá quieto, mostrando assim que isto não passa tudo duma publicidade enganosa!
    - Ter os Serviços de Localização (em telemóveis Android, por questões técnicas de limitação do sistema operativo) e Bluetooth sempre ligados. Eu não tenho, e é claro que também, quase ninguém tem ligado o que referi, dado ainda por cima o gasto que o Bluetooth dá à bateria, e portanto e mais 1 vez, aqui se prova a total e absurda inutilidade desta APP de fazer de conta!
    - Para funcionar, o infectado tem que usar a APP e estar ao pé de pessoas, pelo menos durante 15 minutos. Esta probabilidade, é semelhante ao ganhar o Euromilhões, e já nem sequer falo de que, todas as pessoas contactadas, têm que ter todos os factores que acima referi, é inacreditável a publicidade enganosa a 1 coisa que não vale nada de nada, fugindo-se assim à responsabilidade de se ter que prestar contas, por o que não tem sido feito!

    Em resumo e repetindo-me, desgoverno em pânico, medidas ridículas e pessoas em fúria!

    Ontem, Portugal, com as medidas que querem implementar, tornou-se na nova China, aonde tudo é feito via telemóvel...no meu caso, não, obrigado, hei-de usar máscara aonde sou obrigado, mas não no meio da rua e ao ar livre, e é triste este país, estar a ser transformado no país dos amarelos dos olhos em bico, que só têm trazido miséria à humanidade, comigo, NÃO!

    E termos ontem ultrapassado os amarelos, em termos do nº de infectados, só mostra o surreal que tudo isto está a ser, numa população 100x maior do que a nossa, é tudo boa gente amarelinha, que só diz a verdade!

    E para finalmente terminar, preparem 500 € para pagar as multas, de nãio cumprirem com a questão da máscara e APP da treta, se a lei for aprovada...haver pessoas em Portugal, que nem este valor ganham por mês, seria motivo de revolta, mas não, cá continuamos qual povo sadomasoquista, a dar os votos aos mesmos de sempre, que andam a prejudicar-nos desde 1974, devia de haver 1 prémio Nóbel para estas medicas, absolutamente (irónicamente) brilhantes!
    E os cãezinhos (deputados), vão andar a cheirar o rabinho ao dono, e aprovar a lei mais ridícula dos últimos tempos da 4ª democracia, esperando eu que haja bom senso e que alguém, em conjunto, ponha ordem na desordem que já é visível, rejeitando tamanhas barbaridades!

    ResponderEliminar
  23. Então, se concorda com o uso da máscara ao ar livre, aonde não haja distanciamento físico, também então tem que concordar, que os desportistas, que correm no meio das ruas, e que estão, pelo esforço que fazem, sempre a expelir fluídos respiratórios, que também tenham que usar máscara, só pode defender isso, por senão, a sua concordância cai por terra, dado ainda por cima, este desgoverno não obrigar essas pessoas a usarem o tapa nariz e boca!

    Eu não estou de acordo e expliquei abaixo o porquê disso.

    Ao ar livre, não tem sentido, mas se me conseguir mostrar ruas no nosso país, aonde as pessoas estão completamente apinhadas ou às cavalitas umas das outras, retiro o que disse!

    Máscara sim, em espaços fechados e sem circulação de ar, ou sem poder haver distanciamento físico, de resto, é completamente absurdo essa exigência, a não ser, que este desgoverno tenha algum contrato com empresas de máscaras, com ZERO de qualidade, dos amarelos dos olhos em bico, só podem!

    Já agora, este desgoverno, se numa rua ao ar livre, obriga a que as pessoas usem máscara, quando as pessoas passam uma pelas outras, nem sequer se falam, entre 1 e 2 metros de distância, se calhar, o ideal seria também mandarem dizer que tofas as ruas do nosso país têm que ter 10 ou + metros de distância, coerência é necessária e é bastante precisa, nesta altura de total desordem deste desgoverno!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo15:33

    app obrigatoria...ahahaha ahahahhahaha hahahahahahhhhhhhhhhhhhhhh ganda pedra...n tenho telemovel nem internet...somente canais tv publica e radio...and now????????

    ResponderEliminar
  25. Qualquer outro comentário sobre os amarelos com olhos em bico será eliminado.

    ResponderEliminar
  26. Mas eles é que são os espertos, não és tu...eles é que estão bem, tu e eu, é que estamos mal, brilhante a desordem que está agora presente neste desgoverno tendo depois estas ideias de porcaria!

    ResponderEliminar
  27. Eu não escrevo mais, porque o politicamente correcto considera o que eu escrevi, de racismo oriental...enfim, sem comentários!

    Eu estou - e autora deste blog também devia estar -, é preocupado(a) com a influência que o país que disse tem nos nossos dias, para mal de todos nós, como já aconteceu 2x com doenças transmitidas por vírus (SARS - 2003 e COVID-19 - 2019/2020), e contra estas verdades, não há nada a dizer contra, os factos falam por si, e mostram perfeitamente que infelizmente nós, 500 milhões de cidadãos da UE, somos autenticamente subjugados, pelos 2 países ditadores dos lados opostos, EUA e China, e continuamos a encher-lhes os bolsos a torto e a direito, sem que os políticos da UE - que só podem ser iguais a eles -, nada fazerem contra, essa é que é a minha preocupação, vivermos em democracia, direitos e liberdades, coisa que infelizmente não existe, nos países que falei.

    Tenho que desligar o computador, para não estar a encher mais a pança (não sei este termo, será algum tipo de racismo, aos olhos da autora...) aos administradores da China Three Gorges, devido à conta da luz que infelizmente, temos que pagar-lhes...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo16:09

    O termo "distanciamento social" não podia ser ridículo que chegue. Querem-me ainda mais distanciado socialmente do que já estou ao ponto de perder tempo a ler comentários online em vez de fazer videochamadas de grupo no Skype?

    ResponderEliminar
  29. Anónimo16:59

    Na falência da razão e irracionalidade da extrema-esquerda, que quando falha a razão recorre ao insulto, ao ataque ao mensageiro e à ameaça, recordo-lhe que ainda há dias alguém em Portugal foi condenado justamente pelo discurso de ódio.
    Como o seu, por acaso.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo16:59

    Falta acrescentar a este excelente texto, que a aplicação de rastreio sem o registo obrigatório dos testes positivos, é inútil.

    ResponderEliminar
  31. Este tipo de comentários não servem para esclarecer nem para debater. Serão apagados.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo17:48

    Como já foi dito aqui, não pode haver obrigatoriedade do uso da aplicação StayAway COVID porque nem todos têm smartphones e nem todos os smartphones permitem a aplicação, resolvido!

    Em relação à obrigatoriedade do uso de máscaras na via pública, não é em todo o lado mas apenas em locais mais movimentados, além disso não vejo qual o problema de usarmos a máscara.

    E não percebi quando a autora disse, o desmantelamento das redes sociais e familiares até porque sabemos que por outros motivos como o "dividir para reinar", elas cada vez menos existem.

    É preciso mesmo bom senso.

    Disse: "Jâ basta a falta de privacidade que temos, pois sabemos bem que temos a vida quase toda controlada por algoritmos!". Mas não viu o principal, a comunicação social decide o que devemos e o que NÃO devemos saber de acordo com os seus interesses, a não ser que não o possam fazer. CONTROLO DA INFORMAÇÃO TIPO ANTES DO 25 DE ABRIL.

    ResponderEliminar
  33. Não percebo o que é que as pandemias virais têm a ver com o governo do mundo pela China e pelos EU. Não acredito nas teorias da conspiração. Quanto ao politicamente correcto, apenas quero que seja decente, para todos.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo18:35

    Obrigado Sofia. É lamentável que algumas pessoas tragam este tipo de ruído a um debate que deve existir - para bem de todos nós, e que a todos enriquece as nossas consciências.
    Triste mundo seria se todos concordássemos ou fôssemos obrigados a concordar em todas as coisas.
    Pessoalmente, dou a boas vindas e agradeço a quem dispute criativa e inteligentemente qualquer meu ponto de vista, e mais ainda se isso me trouxer mais esclarecimento por me provar que eu esteja enganado.
    Saudo a sua clarividencia.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo19:10

    Já todos deviam ter percebido que não há medidas que eliminem definitivamente a contaminação, mas há as que reduzem a disseminação do vírus se forem corretamente usadas.

    A aplicação é uma delas, no entanto, em nome da privacidade, alguns que possivelmente a esquecem noutros contextos, não a querem usar. Por outras razões bem menos importantes, todos nós já somos completamente rastreados e nem damos por isso. A aplicação em questão até respeita o anonimato se ninguém a usar indevidamente no que toca à busca de identidades. Por outro lado, também não vale a pena instalá-la e depois não fazer o uso correto da mesma, ou seja, ficar infetado e não declarar na aplicação que está infetado como já se provou que acontece atendendo ao numero de códigos que foram introduzidos.

    Trata-se apenas de reduzir a disseminação, nada mais que isso. Acho que a situação justifica o ligeiro aumento do risco de sermos espiados, sim, ligeiro, porque já somos.

    ResponderEliminar
  36. Acredite também, que eu não sou fã de teorias da conspiração, mas se acha que tudo o que vem dos 2 países que referi é bom, e que não nos afectam e muito, é estar a não ver a realidade, e repetindo-me, ter vindo o vírus da China, por 2 vezes neste século, indica que algo de grave se está lá a passar, mas eu ainda tenho a crença - ao início, não tinha, até pensava que tinha sido os EUA a implementarem em Wuhan este vírus -, que não foi nenhum laboratório biológico que o lançou, embora infelizmente, tenham ambos os países grandes capacidades (+ os EUA) para o fazer, a minha crença mudou, após ter lido 1 artigo científico aonde garnde parte, dado não ser do ramo, não percebi, mas deu para perceber que dizem que tem origem animal, e isso tem sido a história desde que nos tornámos sedentários, em vez de nómadas, e passamos a ter agricultura e domesticámos os animais de criação, orginando desde esses tempos, doenças e epidemias, porque os animais transmitem-nos doenças, e como cada vez mais, não andamos a respeitar a natureza, ela, por assim dizer, está a vingar-se agora de nós!

    Termino só com a questão de decência que referiu, e que é a seguinte. De certeza absoluta que, a autora ao referir-se à gripe que se espalhou entre Fevereiro de 1918 e Abril de 1920, a vai chamar de Gripe Espanhola, eu também chamo, mas como sabe, isso também não é decente, dado que, essa pandemia teve origem numa quinta nos EUA, e não em Espanha, e nessa altura, também se pode dizer que houve 1 certo racismo. ao caracterizar-se 1 coisa, baseada numa mentira, e é assim que eu e muito gente agora se sente, têm alguma alergia a tudo o que seja orginário da China, e enquanto isto tudo se mantiver, o meu sentimento continuará, e só com o tempo ou não, é que as coisas irão desaparecerem, por já estarem esquecidas, e embora não seja nenhum fanático nacionalista, mas algo tem que ser feito para quebrar tais más influências dos 2 blocos que mencionei, e isso tem que cada pessoa da UE fazer isso, para o bem do nosso meio de vida, direitos, liberdades e democracia, mas isto dava pano para mangas, e não vale a pena continuar.

    Termino só esperando e desejando de que, a COVID-19, não atinja a mesma barbaridade da gripe de há 1 século atrás, aonde 1 terço da população humana foi infectada, 500 milhões de pessoas, e aonde 10% dessas pessoas, 50 milhões, vieram a falecer, esperemos que não cheguemos a tais cifras, é só o que desejo!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo19:33

    Concordo que "o debate que deve existir para bem de todos nós, e que a todos enriquece as nossas consciências", mas isso é sobre diversos assuntos e não apenas este, e isso não se verifica. Ou anda distraído ou só vê o que quer ver.

    Para haver debate, primeiro é preciso haver um assunto importante. Mas muitos debatem um não-assunto, discutem "o sexo dos anjos", etc. Há também alguns que escolhem os assuntos que outros devem debater, muitos são insignificantes ou ruído, assim debatemos apenas o que eles quiserem, somos manipulados! Mas para alguns isto é complicado de perceber apesar de ser bem visível.

    Debater a relevância das escolhas que outros fazem para debatermos, seria um bom assunto.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo20:01

    Concordo consigo a 300%.
    Forma antiga de controlar a narrativa é controlar os tópicos em discussão.
    O que me inquieta é que sou levado a pensar como é que uma pessoa inegávelmente inteligente como reconheço ao Dr.Costa tenta avançar com estas ultimas restrições que são - com toda a evidência - mediáticas e fracturantes, não seja uma forma de fazer divergir a atenção de outros pontos que deviamos estar a debater, esses sim mais relevantes.
    É só uma suposição.

    ResponderEliminar
  39. Guglielmo J Marconi20:14

    "É claro que teremos todos que reforçar a nossa responsabilidade pessoal de prevenção e cuidado, com distanciamento social, higienização das mãos, etiqueta respiratória, para reduzir ao máximo o número de contágios."

    Nada disto está a ser posto em prática pela maioria dos portugueses. Este era o plano A e falhou. O que sugere então?

    ResponderEliminar
  40. José Gonçalves20:31

    Bah! "Não tenho telemóvel", "O meu telemóvel é antigo, quero um novo", etc... Deixem-se de tretas! "Não concordo, não instalo e pronto!".
    Acho que o melhor sistema é o civísmo, como não existe, ou por outra, existe mas é pouco, tenta-se arranjar remédio mas não agrada a todos.
    Façamos de conta que não há telemóveis e a Assembleia de República punha "cá fora" uma lei que obrigava - não sei como - quem estivesse infectado a avisar as pessoas próximas. Seria legal?
    Nã, um infectado só deve tomar precauções para não "lixar" os outros se quiser e acho muito bem, prontos!
    Boa saúde para todos/as.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo20:56

    Começou bem mas acabou mal pois quem controla os tópicos em discussão e também a informação, não é o poder político mas outro, e como eu disse isto é bem visível.

    Depois vemos muitos muito ocupados a discutirem assuntos fúteis.

    ResponderEliminar
  42. Ortónimo Cajado21:04

    Talvez fosse melhor actualizar os seus conhecimentos sobre a situação na Suécia.

    ResponderEliminar
  43. Mas eu nem sequer estou contra a possível falta de privacidade, estou isso sim, é estar-se a dar importância a mais, a 1 APP que não é eficaz, e só o consegue ser, mediante o dever cívico que todos devíamos ter e não temos, mas pior do que isso, a APP é só para as classes médias e altas usarem, acha que quem ganha o salário mínimo, ou reformas menos do que isso, e eu tenho 1 familiar nessas situações, tem condições para ter 1 smartphone recente + internet, além de ter que ter sempre a geolocalização e bluetooth ligados, para a eficácia da dita aplicação?

    Santa paciência, concentremo-nos isso sim, em medidas viáveis e concretas, e não em medidas que deixam muitas e muitas pessoas, eu incluído, que não têm dinheiro sequer para comprarem 1 novo telemóvel (felizmente, não é o meu caso, mas ainda não tenho esse tipo de aparelho, por outras razões, relacionadas com a origem das marcas, além também e muito, dos preços de ladroagem, que são praticados), impossibilitando assim o uso alargado!

    Isto, em proporções 1 pouco exageradas, era estar a dizer que todas as pessoas tinham que comprar carros em Portugal, com preços iguais ou acima de 50 mil €, coisas inviàveis, não podem fazer-nos perder o nosso tempo!

    E lembro só o custo exorbitante de se ter feito a APP, relembro aqui que foi gasto 400 mil €, tudo para nada de nada!
    Se se gastasse 10x + numa APP, mas houvesse eficácia, nada iria dizer!

    Não temos inteligência ou cabeças brilhantes neste país, para implementarem outro sistema, que afecte a todos e de forma zero evasiva em termos económicos?

    Mas não, o que interessa é lançar areia para os olhos das pessoas, como se a APP fosse a panaceia para o vírus, e isso, a gente sabe quem atira essa areia, para evitarem prestar depois responsabilidades do que não têm feito, é tão simples quanto isso!

    Inventar a roda, no século 21, é estar a perder tempo demasiado com coisas sem importância ou interesse nenhum, e o uso desta APP, é bem exemplo disso!

    Devia-se até era formar-se 1 comissão parlamentar, para investigar o montante que foi gasto numa aplicação, sem efeito nenhum, isso sim, isso é que era 1 medida de jeito!

    ResponderEliminar
  44. A ineficácia é tal, que ninguém ainda viu a estrondosa contradição existente de que, quem está infectado, tem que estar em casa de quarentena, mas não, para a dita APP poder funcionar, a pessoa tem que andar a passear por aí fora, acho até, que a(o) infectada(o), devia ir visitar todos os seus familiares, colegas de trabalho e amigos, só para a APP depois poder lançar alertas a torto e a direito, em vez de estar confinada(o) em casa!

    Se não fosse tão grave, era motivo de gozo absoluto, era a maior anedota do século, e relembro aqui o preço da APP, pago por todos nós, 400 000 €, obrigado a quem nos fez pagar por tal semelhante logro, sendo 1 dos maiores que já assisti!

    ResponderEliminar
  45. Anónimo00:25

    Quem não tiver equipamentos adequados, simplesmente não usa e não é penalizado por isso. Era só o que faltava.

    Tal como disse, a aplicação destina-se a atenuar a disseminação ... se for bem utilizada. E efetivamente se for bem utilizada poderá "descobrir" alguns assintomáticos que estejam infetados por força de terem estado em contato com alguém que até colocou o código na aplicação. Vai reduzir, não vai resolver.

    Para que a app ou outro sistema fosse mais eficaz, e nunca totalmente porque não é possível, o mesmo não deveria ter reservas em relação à privacidade como a app tem. Se quando alguém é descoberto, imediatamente a app fornecesse claramente a identidade de quem tivesse estado com a pessoa infetada, seria muito mais eficaz pois possibilitaria às autoridades "irem atrás" dessas pessoas e testá-las. O que se passa atualmente é que se conta com o civismo e bom senso das pessoas, se eu receber uma mensagem que me informe que estive com alguém infetado devo tomar medidas, por exemplo fazer o teste. Acha que todos irão fazer isso? Aliás, o problema começa logo por alguém não introduzir o código na aplicação quando está infetado.

    Por outro lado, os testes são meras fotografias momentâneas, o que significa que certezas que não ser um agente de disseminação passa pela quarentena que muitos se recusam a aceitar voluntariamente.

    Como tal, acho que o preço da APP não deve ser avaliado pela eficácia, porque a mesma está condicionada por fatores que não passam pela capacidade de quem a concebeu.

    ResponderEliminar
  46. É interessante este teu post. Hoje, lia por alto um artigo da revista The Lancet (https://www.thelancet.com/) em que relacionava os casos de mortes por COVID-19 a doenças crónicas, maus hábitos de saúde e a deficientes políticas de saúde pública.

    ResponderEliminar
  47. Guglielmo J Marconi08:58

    Isto.

    ResponderEliminar
  48. José Gonçalves12:59

    Caro/a JCR, acredita que todas as pessoas que sabem que estão infectadas ficam em casa? Eu SEI que não. Dada a desconfiança na aplicação não acredito que todos os infectados, com possibilidades de o fazer, informassem o "StayAway,".
    Pela quantidade de dados pessoais, fotos de crianças, etc, que as pessoas "partilham" nas redes sociais, acho estranha a desconfiança em relação à aplicação.
    Não sei se o valor que refere é exagerado, mas a dividir por 10 000 000...
    Bom fim-de-semana e boa saúde.

    ResponderEliminar
  49. Caro José Gonçalves, então se alguns, em muito minoria, infectados com COVID-19, têm a pouca vergonha de sairem de casa, em vez de fazerem a quarentena isolados, temos que depois levar com 1 APP obrigatória? Aonde é que estão as autoridades que deviam fazer diariamente esse controle? Eu nem sequer, no meu caso, estou preocupado, porque pura e simplesmente, não tenho ainda telemóvel para poder ter a APP da treta, e acredite que irei adiar a compra de 1 novo, enquanto a obrigatoriedade, se for para a frente, estiver em vigor, mas a crítica fulcral que faço é, se a pessoa infectada com COVID-19, irresponsavelmente sai para dar 1 volta, e é claro que, quem faz isso, também não vai usar APP e muito menos meter o código na APP, o que é que contribui ter a APP para as pessoas que essa pessoa contactou? Nada, como será óbvio, e por isso é que eu digo que 1 APP que tem estas falhas, não pode ser obrigatória!

    E para acrescentar a este assunto, hoje, acho que foi a presidente da UE, veio dizer que as APP devem ser usadas em modo facultativo, e não obrigatório, não devem ser impostas, porque isso tem depois o efeito contrário, mas os inteligentes somos nós, na Europa, é só 1 cambada de burros, tendo eles chegado ao ponto de dizerem que não deve haver nenhuma multa contra as pessoas que não usam a aplicação, mas não, nós cá, os espertos, os maiores do mundo, se não tens, toma lá multa de 500 €, está tudo dito!

    Quanto ao custo da APP, não deve ter visto, mas eu comentei que não me importava de gastar 10 ou 100x mais, mas que fosse eficaz, e que abrangesse todos os 10 milhões de habitantes de Portugal, não fundamentando com isso questões de ordem económica, os pobres, não vão poder ter 1 telemóvel + APP + interner + bluetooth sempre ligados, e é contra esta discriminação, que estou e estarei sempre, e por isso, é que sou 100% contra esta APP!

    Termino só com 1 pergunta que acho que já fiz aqui, mas senão, aqui vai: se a APP for obrigatória, e cerca de 60% a tiver instalada e a usar, mas os números continuarem a aumentar, o que é que irão fazer e dizer depois? Será que teremos que andar de tubo respiratório, como aqueles que os mergulhadores usam, dentro de casa? Coisas ridículas, só podem depois dar em alertas a nós todos, mas coisas bem feitas e bem pensadas, não criam tamanho alarme, mas cá estaremos para ver se tenho ou não razão, se a APP vai resultar em alguma coisa, e se os números vão baixar, eu não acho que vão, mas a mente brilhante do PM depois vai pensar em mais outra obrigatoriedade absurda, como é esta de ter 1 APP inútil!

    ResponderEliminar
  50. Carlos Sousa12:17

    Sobre a máscara:
    - Daqui a uns tempos vamos ver quais as consequências de ter de respirar através dum pano cheio de bactérias, fungos e vírus, 12 horas por dia.
    Sobre a aplicação:
    - Como é que podem dizer que é eficaz se a grande maioria dos idosos não tem telemóvel compatível e os que têm nem uma mensagem sabem enviar?

    ResponderEliminar
  51. José Gonçalves22:49

    Caro/a JCR, a proposta do governo era para grupos específicos, não implicava TODOS os cidadãos, logo aí eliminava muita gente da obrigação e além disso carecia de aprovação na AR.

    O que não entendo é a quantidade de desinformação e desculpas que circula sobre este assunto. Quem não tem telemóvel tem de o comprar? Pessoas que não sabem usar vão ter de aprender?

    Já se fala sobre - se houver - a obrigatoriedade do uso de máscara na rua... "são caras, o governo paga?", "fazem mal à saúde!", "é inconstitucional!", etc...

    Não instalei, não tenho de o fazer e nem sei se o faço, não arranjo é desculpas...

    Boa semana com saúde.

    ResponderEliminar
  52. Anónimo17:08

    Concordo completamente com a Sofia neste post.
    Quanto ao uso de máscara na rua, a lei é ambígua se disser que a máscara é obrigatória sempre que não seja possível manter o distanciamento físico. Uma pessoa que anda na rua pode, em geral, manter o distanciamento físico de outras, a não ser nos breves instantes em que se cruza com elas. Pelo que, na prática, dificilmente alguém poderá ser multado por não usar máscara na rua.

    ResponderEliminar
  53. Carlos Sousa10:58

    E que tal agora olhar para as consequências do uso da máscara?

    Aumento do vírus sincicial nas crianças.
    Aumento dos problemas respiratórios nos adultos.
    Aumento das dermatites nomeadamente ao redor da boca.

    Não falando agora da estupidez das vacinas nas crianças porque foi preciso morrer um miúdo "engasgado" para pararem com a loucura, pergunto:
    - Quem é que assume agora a responsabilidade de tanta parvoíce?

    ResponderEliminar

Nova morada - do Sapo para o Blogger

Resilience Paula Crown O Sapo vai deixar de ser uma plataforma de alojamento de blogs. Tudo acaba. Os blogs estão em agonia e só mesmo algu...